O Ponto de Encontro - Banner
Home ArteS  Cinema Críticas (pagina in italiano)
Por Sônia Reichel Pereira

Um olhar brasileiro sobre o Nuovomondo

NuovomondoAssisti Nuovomondo em Salerno, quando fazia o curso de italiano para estrangeiros na Accademia Italiana. (setembro de 2006). Entre as atividades fora das salas de aula, uma delas foi justamente assistir a este filme que estava sendo lançado naquela época. Éramos um grupo grande de alunos e enchemos o cinema. Antes de começar a secção, a sala de projeção era quase uma torre de babel, se ouviam cochichos em várias línguas e sotaques. Quando se apagaram as luzes e o silêncio foi total. Todos compenetrados em entender o que os atores falavam, porém, quando falavam em siciliano, apesar de aparecer a legenda em italiano gramatical, ninguém entendia nada! É que estávamos todos tão atentos e empenhados em entender o que era falado, com os olhos tão arregalados e fixos nas bocas dos atores, e as orelhas crescidas como as do lobo mau, que ninguém percebia quando aparecia a tal legenda.

Voltando ao filme: fiquei maravilhada, me emocionei com as cenas muito reais, profundas, fortes e ao mesmo tempo delicadas e até ternas. Uma ambigüidade própria da alma humana. O filme mostra o sonho, a esperança e em contraste, a garra e a determinação daqueles humildes emigrantes maltratados pela natureza e também pela sociedade e que apesar da ingenuidade quase lúdica enfrentaram tantas adversidades, privações e preconceitos na busca dos seus sonhos. Este filme, além de mostrar parte da história da emigração italiana, nos mostra que a esperança é o sentimento que impulsiona a humanidade e que os fortes e vencedores jamais desistem.

O filme é ótimo, só lamento que quando estive na Itália em 2006 e 2007, perguntei a várias pessoas se o tinham visto e todas me disseram que não.

Veja também a ficha crítica sobre Novomondo

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Per suggerire un sito
Falemos | Forum