O Ponto de Encontro - Banner
Home ArteS Aleijadinho (pagina in italiano)
Por E.C.

Isaías

O mestre Aleijadinho e a basílica do Bom Jesus de Matosinhos

 

 

Aleijadinho: na verdade, esse era o seu apelido. Seu verdadeiro nome era Antonio Francisco da Costa Lisboa. Escultor, entalhador e arquiteto brasileiro, aleijadinho era filho de um português chamado Manuel Francisco Lisboa e de uma escrava africana de nome Izabel. Começou a entalhar madeira quando criança, seguindo os passos do pai.

Aos 40 anos de idade foi atacado por uma forte doença chamada Hanseníase, popularmente conhecida como lepra. Aos poucos foi perdendo os movimentos e não conseguia mais andar. Seus dedos foram atrofiando. Mas ele não se deixou abater e ao perder um dos pés, passou a andar de joelhos. Colocava uma proteção de couro para que pudesse se arrastar. Daí surgiu seu apelido. Ao perder os dedos das mãos, passou a esculpir com o cinzel e o martelo amarrados nos punhos.

Quando já tinha mais de 60 anos, Antonio Francisco esculpiu suas mais famosas obras: as 12 estátuas dos profetas, entalhadas em pedra-sabão, distribuídas na parte frontal e externa da basílica do Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo - no estado de Minas Gerais.

Jeremias

Baruc

Ezequiel

Daniel

Oséias

Abdias

Joel

Amós

Jonas

Habacuc

Nahum

 

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum